Lançada nova versão do Debian: “Stretch”

Lançada nova versão do Debian: “Stretch”

O sistema operacional universal, patriarca de muitos sistemas Linux, chega hoje a sua nona versão: “Stretch”. A nova stable release traz muitas atualizações para a plataforma Debian, que é exemplo de estabilidade e segurança. Vamos agora a um hands-on nesta nova versão.

Imagem Post Debian 9

Seguindo a tradição, o Debian traz sua versão de número nove com o nome de um personagem da animação da Pixar “Toy Story”. No lançamento de hoje (17) a mascote é “Stretch”, um polvo de borracha, sucedendo a personagem “Jessie” da versão oito. A principal novidade do Debian 9 é a atualização dos pacotes de repositório, que são mantidos em versões mais antigas para maior estabilidade.

Na nova versão o ambiente padrão da distro, o Gnome, chega na versão 3.22. Esta versão é bem recente e é a mesma utilizada no Fedora 25. Agora o Firefox e o Thunderbird retornam ao Debian, após o impasse entre a comunidade Debian e a Mozilla que detêm os direitos legais sobre o logotipo e nome dos aplicativos. Em versões anteriores eram disponibilizados forks destes programas com os nomes de Iceweasel e Icedove. Para desenvolvedores uma das novidades é a adoção do MariaDB em substituição ao MySQL.

O novo Debian traz também um melhor suporte para firmware UEFI, que agora passam a ser incluídos na versão live-cd da distribuição. Esse suporte era muito deficiente na versão Jessie, que não tinha suporte para inicialização em UEFI.

Em breve escreverei uma review mais completa sobre esta nova versão aqui neste blog. Para mais informações como versões de pacotes-chave do sistema e arquiteturas suportadas consulte: https://www.debian.org/News/2017/20170617.

Se você encontrou algum erro neste texto, por favor reporte-o em yurefelipeto14@gmail.com.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s