Redescobrindo o Gnome Shell

Redescobrindo o Gnome Shell

Desde que entrei no “mundo Linux” algo que estou sempre a procura da melhor experiência de desktop disponível. Já utilizei diversas dessas possibilidades disponíveis para o Linux. Mas algo que critiquei a primeira vista: a interface Gnome. A analisando superficialmente achei confusa, e acabei por pensar no KDE como melhor experiência – logo atrás do meu favorito Unity. Depois de alguns anos e de muito aprendizado tudo mudou por completo, inclusive meu conceito sobre como deve ser uma interface gráfica. Hoje vejo que estava errado sobre a Gnome Shell.

Header

Essa minha experiência recomeçou logo após o anúncio por parte da Canonical de que descontinuaria o Unity, com a intenção de encontrar meu novo espaço de trabalho. Durante esta exploração acabei esbarrando em um vídeo de anúncio da então nova versão do Gnome, a versão 3.22. Fiquei muito curioso com que vi no vídeo e resolvi testá-lo novamente, abraçando junto um desejo de testar uma outra distribuição Linux muito comentada, o Fedora. Foi uma das melhores coisas que já testei.

A Gnome Shell é simplesmente impecável, visualmente falando. As aplicações muito bem desenhadas e intuitivas. Algo que não se vê em qualquer sistema. Como fã do trabalho de Steve Jobs, sempre algo que prezo em um computador é simplicidade e intuitividade, como se vê no macOS. O Gnome também se mostrou assim. Algo realmente impressionante, coisa que não se vê todo dia.

Agora utilizando o melhor o Gnome, vi que o KDE tem um nível de complexidade muito grande, algo que para alguns é bom mas para meu gosto não. Usuários básicos e até mesmo eu que não sou tão iniciante ficam confusos. Nesse ponto o Gnome é deveras superior. O Gnome traz um desktop muito bem trabalhado e simples, algo que é perfeito para todos os tipos de usuários.

O mesmo que disse a alguns meses atrás sobre o Pantheon Desktop, do elementary OS, vale para o Gnome. Uma surpresa para mim que sempre o achei complicado. Decidi finalmente: o Gnome é meu desktop definitivo, seguido pelo Pantheon. Uma das melhores experiências que tive usando um computador. Nada se compara em questão de simplicidade e intuitividade.

Deixe um comentário

